CASA69
Ano: 2017/18
Estado: Construído
Uso: Residencial Unifamiliar
Área do Terreno: 259,9m²
Área do Projeto: 69,17m²
Responsável pelos Projetos: Arq. Jeancarlo Bortoncello
O desenvolvimento da proposta teve origem ao identificar o perfil do entorno. Tradicionais na região onde está inserida, as casas de duas águas com o telhado voltado para a região frontal/fundo se mostram pouco eficientes no que diz respeito ao conforto ambiental da edificação.
A casa a ser projetada para uma idosa tinha duas premissas básicas: área inferior a 70m² e ser bem iluminada naturalmente. O programa era simples: cozinha integrada com sala de jantar e living, uma suíte, um dormitório e um banheiro para visitas e uma pequena área de serviço. Além disso, os ambientes principais deveriam ser acessíveis ao público PNE.
![]() | ![]() | ![]() |
---|---|---|
![]() | ![]() | ![]() |
![]() |
Como proporcionar maior qualidade e conforto ambiental com a arquitetura?
Em resposta a essa problemática, a proposta foi inspirada nos conceitos da escola de Arquitetura Orgânica. O Partido escolhido são os 5 Elementos: Terra, Água, Fogo, Ar e Éter.
Assim que definidas as estratégias de projeto, a proposta partiu do formato retangular de 7m x 10m, dividido ao meio. A segregação das partes, ao serem deslocadas verticalmente, acontece para dobrar o número de faces da edificação, proporcionando maior contato com o ambiente externo.
Um dos pontos chaves no projeto foi a escolha para a cobertura. De modo a conseguir abraçar o sol nascente em ambos os dormitórios e possibilitando o efeito chaminé para uma ventilação mais eficiente em todos os ambientes, o telhado tradicional foi eliminado e substituído por duas lajes inclinadas, uma em cada parte da edificação, voltadas para o sentido leste/oeste. Dessa forma, o sol nascente pode entrar desde a aurora e o pôr do sol fica impedido de adentrar os ambientes, obedecendo as melhores condições de insolação para conforto térmico dos usuários, segundo a carta solar da região onde está inserida a obra.
O nome da casa se dá pela área do projeto ser de 69m² e por fazer alusão desses números iguais, porém invertidos, com as duas partes idênticas da casa, justapostas.
O Partido inspirado nos 5 elementos tem o objetivo de transformar a casa em um organismo vivo, visando elevar a arquitetura em harmonia com a essência do Ser: escapar do sofrimento e encontrar a felicidade genuína.
O sofrimento pode ser representado com reclusão, confinamento, escuridão.
A felicidade genuína, pelo contrário, nos remete a sorrisos e abertura para o mundo.
Terra: Dois blocos retangulares justapostos, em contato com o Solo.
Estabilidade; Firmeza; Solidez.
Água: Planta Livre na área social.
Fluidez; Maleabilidade; Relaxamento.
Fogo: Coberturas inclinadas, proporcionando iluminação natural.
Vitalidade; Calor; Intensidade.
Ar: Aberturas que proporcionam ventilação cruzada e efeito chaminé nos ambientes.
Leveza; Frescor; Espaço.
Éter: Conexão da casa com seu ambiente externo.
Vivacidade; Permeabilidade Visual; Relação Interno x Externo.